Sugestão de Conteúdos para EJA nas Séries Iniciais

Bom dia!

Estou postando sugestão de Conteúdos Programáticos, para Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas Séries Iniciais.

 
Linguagens Códigos e suas Tecnologias.

Língua Portuguesa EJA – Séries Iniciais

 

O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.

Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.

 
Objetivos Gerais

  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita;
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

 Objetivos Específicos

  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.).
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário;
  • Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  • Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  • Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.

Habilidades Curriculares 

Comunicar-se verbalmente;

Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou símbolos;

Compreender o que solicitado pelo meio;

Desenvolver o pensamento criativo.

 

Atividades/Estratégias

Realizar leitura do mundo: observar as palavras, textos, rótulos, anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam facilitadores da compreensão das tarefas a serem realizada;

Análise do comportamento e da  produtividade da turma;

Vivência da comunicação de sentimentos, ideias, pensamentos;

Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público.

 

 LEITURA E ESCRITA 

  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc.;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como: anúncio, bilhete e cartas.

 
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO VERBAL.

  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.

 GRAMÁTICA

  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou palavras;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras (jornais, revistas e rótulos);
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes, etc.

 METODOLOGIA

  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, letras do alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos;
  • Ortografia;
  • Achar palavras dentro de outra;
  • Ilustrar poemas e dramatiza-los;
  • Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc.;
  • O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante;
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.

 
Ciências da Natureza e Matemática
Ciências da Natureza


No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os recursos naturais de que dispõem.

 
Objetivos Gerais

  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis;
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.


Objetivos Específicos

  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade;
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana;
  • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças;
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização;
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, DIU, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido;
  • Saber sobre AIDS, formas de transmissão e como evitar;
  • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável;
  • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros;
  • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas;
  • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

 

Habilidades Curriculares

Manter contato com a natureza;

Aprender a lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa;

Conhecer o  próprio corpo.

 

Atividades/Estratégias

Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos canteiros;

Plantar muda e sementes de plantas medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar;

Lidar com pequenos animais;

Trabalhar educação sexual (doenças, gravidez, métodos contraceptivos).


METODOLOGIA

  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde;
  • Trabalhos com experimentos e pesquisa;


Matemática

A matemática é trabalhada de forma prática.

 

Objetivos Gerais

 Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social e profissional;

Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

 

 Objetivos Específicos

 
Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir;

Ler e registrar quantias;

Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente;

Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro;

Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza-las adequadamente;

Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos;

Trabalhar dezenas, centenas e unidades;

Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui-los;

Promover cálculo mental e estimativo;

Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples;

Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal;

Estabelecer relações entre as operações;

Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas; Trabalhar conjuntos;

Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

 
Habilidades Curriculares

Conceitos de números; Quantidades; Contagem; Noções de volume; Peso; Conceitos espaciais, temporais e algarismos monetários.

 
Atividades/ Estratégias

Atividades na cozinha;

Atividades de artes plásticas;

Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos alunos;

Pela compra e venda de produtos das aulas de culinária;

Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa.


METODOLOGIA

Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;

Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;

Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;

Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;

Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;

Usar jogos, revistas, fichas, atividades, para a fixação das aprendizagens;

Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;

Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;

Utilizar o livro didático com suas atividades;

Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e por extenso;

Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.


História

Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada educando, história da escola, e história da cidade.


Habilidades Curriculares

Conhecer suas famílias e sua história de vida;

Conhecer os direitos das pessoas com deficiência;

Aprender sobre as fases da vida, as características e necessidades de cada uma com ênfase as mudanças que ocorrem na adolescência;

Conhecer sobre sua deficiência;

Ter consciência de que têm potencialidades e talentos;

Se perceber como membro de uma família que também tem uma história.


Atividades/ Estratégias

Estudar história da APAE, o que motivou sua criação;

Fazer pesquisas em revistas, internet e outros sobre desenvolvimento humano;

Visitar locais públicos e pontos turísticos;

Construir murais com livros e maquetes com os conhecimentos adquiridos em cada visita.


Geografia

A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional do espaço utilizado pelo aluno.

 
Objetivos Gerais

Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;

Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;

Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambientes;

Conhecer a formação do povo brasileiro;

Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 
Objetivos Específicos

Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;

Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;

Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;

Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e história

Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;

Preocupar-se com os problemas sociais e procurar melhora-los;

Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;

Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;

Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

 
Habilidades Curriculares

Reconhecer os meios de transportes e saber utilizá-los;

Comunicar-se de forma efetiva, para além das atividades escolares;

Conhecer o espaço escolar (suas características e especificidades);

Saber em que bairro se situa a escola;

Conhecer os bairros onde moram os alunos e onde fica o centro da cidade;

Ter noção de uma cidade, que é progressivamente construída;

Se conhecer-se como membro de uma família que também tem uma história; Perceber, analisar e comparar os diferentes bairros e tipos de moradias, acidentes geográficos;

Conhecer os recursos naturais existentes em cada local visitado; Descobrir espaços turísticos.

 
Atividades/ Estratégias

As atividades para o conhecimento dos espaços são diversificadas e incluem compra de materiais;

Atividades esportivas;

Atividades de lazer;

Visitas ás casas dos colegas;

Visita a eventos culturais;

Nas atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela cidade;

As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso adequado de locais públicos como igrejas, bancos, lojas, prefeitura, hospitais, postos de saúde, supermercados etc.


METODOLOGIA

Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;

Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;

Usar o livro didático;

Uso da biblioteca para pesquisa.


Avaliação

 Definição

Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos.

A avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade dos resultados da aprendizagem e percebida como um ato dinâmico.

 

A avaliação deve ser:

Contínua/ Permanente: simultânea ao processo de ensino e aprendizagem.

Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.

Realimentativa: fornecer pistas para corrigir estratégias de ensino e aprendizagem.

Cumulativa: parte do processo de acomodação e assimilação.
 
 
Bjs Rachel S. da Costa Castro