Estou postando sugestão de Conteúdos Programáticos, para Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas Séries Iniciais.
Linguagens Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa EJA – Séries Iniciais
O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando
espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.
Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a comunicação
e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
- Criar condições para que o
aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade
de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes
situações sociais, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos,
seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita;
- Fortalecer nos jovens e
adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o
respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
- Inserir o jovem e o adulto no contexto da
sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
- Alfabetizar priorizando o método fonético e
incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.).
- Trabalhar a expressão oral desenvolvendo
habilidades para emitir opiniões, com clareza.
- Desenvolver capacidades mínimas de inserção na
sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso
diário;
- Saber fazer uso de seus direitos e também
conhecendo os seus deveres
- Conhecer e distinguir e saber usar diferentes
textos de uso cotidiano.
- Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes
linguagens e diversos tipos de leitura.
Habilidades Curriculares
Comunicar-se verbalmente;
Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou
símbolos;
Compreender o que solicitado pelo meio;
Desenvolver o pensamento criativo.
Atividades/Estratégias
Realizar leitura do mundo: observar as palavras, textos, rótulos,
anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam facilitadores da compreensão
das tarefas a serem realizada;
Análise do comportamento e da produtividade da turma;
Vivência da comunicação de sentimentos, ideias, pensamentos;
Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público.
LEITURA E ESCRITA
- Sílabas, fonemas e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de texto;
- Comparação e diferenciação
de escritas diversas;
- Exploração de material
escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc.;
- Identificar poesia,
propaganda e textos;
- Produzir pequenos como:
anúncio, bilhete e cartas.
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e
reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e
poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;
- Mímica e atividades lúdica;
- Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e
poético;
- Verbalização de opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
- Ortografia;
- Partição Silábica;
- Ordem alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras
e sílabas, ditado de sílabas ou palavras;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras (jornais,
revistas e rótulos);
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos,
verbo, artigos, numeral, pronomes, etc.
METODOLOGIA
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa
e manuscrita e acrósticos;
- O
aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome,
letras do alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para
conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas,
receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das
letras;
- Textos informativos, expositivos e
prescritivos;
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;
- Ilustrar poemas e dramatiza-los;
- Ensinar sílabas e palavras através de:
adivinha, trava – línguas, rimas etc.;
- O trabalho com rimas facilitará a relação
som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo
professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim
habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico
(consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante;
- Identificação de versos e estrofes;
- Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
Ciências da Natureza
No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os recursos naturais de que dispõem.
- Conhecer
o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano,
doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente
transmissíveis;
- Entender
e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia,
primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e
feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e
nervoso.
Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso
planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade;
- Compreender a importância da preservação da
água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana;
- Conhecer os animais vertebrados e
invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o
sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças;
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo
como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou
esterilização;
- Aprender sobre preservativo masculino e
feminino, DIU, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e
coito interrompido;
- Saber sobre AIDS, formas de transmissão e como
evitar;
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do
lixo, material reciclável;
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais
ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros;
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o
hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas;
- Trabalhar sobre a fecundação, genética,
sistema digestivo e sistema nervoso.
Habilidades Curriculares
Manter contato com a natureza;
Aprender a lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa;
Conhecer o próprio corpo.
Atividades/Estratégias
Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos canteiros;
Plantar muda e sementes de plantas medicinas e ornamentais comuns ao
ambiente domiciliar;
Lidar com pequenos animais;
Trabalhar educação sexual (doenças, gravidez, métodos contraceptivos).
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos,
revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da
saúde;
- Trabalhos com experimentos e pesquisa;
Matemática
A matemática é trabalhada de forma prática.
Objetivos Gerais
Fazer uso da matemática em situações de seu
cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
Objetivos Específicos
Ler e registrar quantias;
Realizar troco em situações reais, usando o
processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente;
Efetuar operações cujos termos são quantias em
dinheiro;
Reconhecer o valor social das unidades de medidas
padronizadas e utiliza-las adequadamente;
Trabalhar números cardinais, ordinais e
romanos; por extenso e algarismos;
Trabalhar dezenas, centenas e unidades;
Utilizar os números pares e ímpares; sabendo
distingui-los;
Promover cálculo mental e estimativo;
Familiarizar com formas e propriedades
geométricas simples;
Agrupar quantidades conforme as regras do
sistema de numeração decimal;
Estabelecer relações entre as operações;
Ler, interpretar e escrever as unidades de
medidas; Trabalhar conjuntos;
Promover atividades que envolva o sistema
monetário brasileiro.
Conceitos de números; Quantidades; Contagem; Noções de volume; Peso; Conceitos
espaciais, temporais e algarismos monetários.
Atividades na cozinha;
Atividades de artes plásticas;
Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos alunos;
Pela compra e venda de produtos das aulas de culinária;
Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a fim de lidar
com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa.
METODOLOGIA
Escrevendo os números em ordem crescente e
decrescente;
Utilização do número (aspecto funcional) em
situações do cotidiano;
Resolução de problemas que envolvam as quatro
operações;
Trabalhar com cálculos com o conhecimento que
os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
Incentivar a criação de novos procedimentos
pessoais de cálculo;
Usar jogos, revistas, fichas, atividades, para
a fixação das aprendizagens;
Usar calendário para fixação de numerais,
meses e ano;
Usar dobraduras e outras artes para a
aprendizagem da geometria;
Utilizar o livro didático com suas atividades;
Utilizar fichas com numerais cardinais,
ordinais e romanos; em números e por extenso;
Trabalhar com outras formas de fixação de
atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
História
Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada
educando, história da escola, e história da cidade.
Habilidades Curriculares
Conhecer suas famílias e sua história de vida;
Conhecer os direitos das pessoas com deficiência;
Aprender sobre as fases da vida, as características e necessidades de
cada uma com ênfase as mudanças que ocorrem na adolescência;
Conhecer sobre sua deficiência;
Ter consciência de que têm potencialidades e talentos;
Se perceber como membro de uma família que também tem uma história.
Atividades/ Estratégias
Estudar história da APAE, o que motivou sua criação;
Fazer pesquisas em revistas, internet e outros sobre desenvolvimento
humano;
Visitar locais públicos e pontos turísticos;
Construir murais com livros e maquetes com os conhecimentos adquiridos
em cada visita.
Geografia
A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional do
espaço utilizado pelo aluno.
Identificar as diferenças entre o Urbano e o
Rural;
Conhecer e distinguir a história e a geografia
do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a partir da
realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio
ambientes;
Conhecer a formação do povo brasileiro;
Entender as leis, como: Leis trabalhistas,
Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
Conhecer a trajetória política brasileira
desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos quais
perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as características de
lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro como espaço
geográfico e história
Refletir e entender os problemas relativos ao
trabalho individual e o coletivo;
Preocupar-se com os problemas sociais e
procurar melhora-los;
Entender e saber utilizar os meios de
comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e suas
regiões;
Ter noções do relevo do Brasil, clima e
vegetação.
Reconhecer os meios de transportes e saber utilizá-los;
Comunicar-se de forma efetiva, para além das atividades escolares;
Conhecer o espaço escolar (suas características e especificidades);
Saber em que bairro se situa a escola;
Conhecer os bairros onde moram os alunos e onde fica o centro da cidade;
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente construída;
Se conhecer-se como membro de uma família que também tem uma história;
Perceber, analisar e comparar os diferentes bairros e tipos de moradias,
acidentes geográficos;
Conhecer os recursos naturais existentes em cada local visitado; Descobrir
espaços turísticos.
As atividades para o conhecimento dos espaços são diversificadas e
incluem compra de materiais;
Atividades esportivas;
Atividades de lazer;
Visitas ás casas dos colegas;
Visita a eventos culturais;
Nas atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de
referencia que facilitem a sua locomoção pela cidade;
As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso
adequado de locais públicos como igrejas, bancos, lojas, prefeitura, hospitais,
postos de saúde, supermercados etc.
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo
terrestre;
Trabalhos com informação através de: revistas,
jornais, informática e leis;
Usar o livro didático;
Uso da biblioteca para pesquisa.
Avaliação
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção de
conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos.
A avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma
atribuição de qualidade dos resultados da aprendizagem e percebida como um
ato dinâmico.
A avaliação deve ser:
Contínua/ Permanente: simultânea ao
processo de ensino e aprendizagem.
Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de
informações sobre o desempenho dos alunos.
Realimentativa: fornecer pistas para
corrigir estratégias de ensino e aprendizagem.
Cumulativa: parte do processo de acomodação e
assimilação.
Bjs Rachel S. da Costa Castro